top of page
Foto do escritorVera Lúcia Belisário Baroni

Impacto das feridas emocionais da infância na vida adulta

Atualizado: 30 de jul.

Segundo Lise Bourbeau, filósofa e especialista em desenvolvimento humano, todos os problemas de ordem emocional e física que enfrentamos, têm origem em cinco feridas que desenvolvemos na infância: rejeição, abandono, humilhação, traição e injustiça.


As feridas emocionais da infância
Feridas emocionais da infância

Essas feridas emocionais da infância têm o poder de impactar de diferentes maneiras nosso desempenho e os resultados que alcançamos na vida adulta, pois são as responsáveis por sentimentos como insegurança, baixa autoestima, ansiedade, pensamentos obsessivos, dependência, vulnerabilidade a determinados transtornos, entre outros problemas que se manifestam como bloqueios que minam nossa determinação para realizar nossos sonhos e objetivos.


Por não saber como lidar com essas feridas, que são dolorosas e trazem sofrimento, desenvolvemos máscaras que nos ajudam a escondê-las de nós mesmos e, assim, nos poupamos do sofrimento.


Porém, segundo a autora, as máscaras não impedem que, com o passar do tempo, as feridas se tornem ainda mais profundas e comprometam nossa saúde, nossos relacionamentos e, consequentemente, nossa felicidade.


Hoje, inicio uma série de postagens nas quais abordarei as características de cada ferida, com o intuito de ajudar vocês a se conhecerem melhor, identificando as feridas que podem estar impactando negativamente suas realizações.


Vamos juntos nessa jornada de autoconhecimento?

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page