top of page
Foto do escritorVera Lúcia Belisário Baroni

Feridas Emocionais da Infância: A Ferida do Abandono


Identificando a ferida do abandono

Entre as feridas emocionais da infância, a ferida do abandono surge nos primeiros anos de vida da criança e se manifesta à medida que ela se sente abandonada no ambiente familiar. É importante salientar que esse abandono nem sempre é resultado de uma ausência física real dos progenitores, sendo mais comum se originar em virtude da ausência de afeto, de acolhimento emocional por parte dos pais, principalmente.


Sofrer o abandono na infância, acarretará muitas dificuldades na vida adulta, a começar pela dificuldade em estabelecer relações estáveis. São comuns os sentimentos de vulnerabilidade, desconfiança, períodos de apatia e dificuldade para lidar com sentimentos como a raiva e a tristeza.


O medo da solidão é muito forte em quem viveu o abandono na infância, levando o adulto a viver em constante vigilância para não vivenciar novamente o sentimento de abandono, o que faz com que, muitas vezes, seja ele o primeiro a abandonar os outros, como meio de se proteger. Outra estratégia inconsciente de defesa que a pessoa pode desenvolver se caracteriza por um comportamento de grande dependência do outro, como forma de tentar obter atenção e evitar que o deixem só. Postura vitimista e enfermidades são comuns no adulto que carrega a ferida do abandono, pois são uma forma de alcançar o apoio e a atenção que necessita.


E você, reconhece alguma dessas características em si mesmo?

274 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page