top of page
Foto do escritorVera Lúcia Belisário Baroni

2020: Um ano assustador!

Aqui estou eu, próxima ao apagar das luzes de 2020, refletindo sobre o que foi esse ano para todos nós.


Fazendo, agora, uma retrospectiva, relembro que 2020 começou tranquilo para mim, tanto na esfera pessoal, quanto familiar e profissional. Os rumores de um novo vírus, descoberto na China e com potencial para causar uma pandemia, pareciam improváveis. Pelo menos para mim!


O primeiro choque de realidade, em relação ao vírus, aconteceu durante uma viagem a Portugal, quando fomos obrigados a abortar os planos de viagem e voltar ao Brasil às pressas, no último voo que saiu de Lisboa para cá, em março. Foi surreal e muito assustador estar em um país estrangeiro, vendo tudo se fechando, as ruas ficando vazias e a incerteza do que poderia acontecer, caso não conseguíssemos retornar!


Poucas semanas após nossa chegada, começamos a vivenciar aqui o mesmo que vivenciamos em Portugal: o lockdown! Penso que todos saibam o que isso significou na vida e na rotina de cada um. Para alguns foi mais fácil, para outros mais difícil, mas para todos foi um exercício de adaptação a uma nova realidade não planejada e totalmente indesejada.

Durante todo esse ano, convivemos com a incerteza e com o medo não apenas dos danos causados pelo vírus na nossa saúde e sobrevivência, mas também com a incerteza quanto às consequências emocionais, sociais e econômicas decorrentes das restrições impostas pelas políticas de contenção da pandemia.


Foram muitas as perdas nessa travessia: negócios, empregos, sonhos, vidas! Não dá para mensurar os impactos de tantas perdas na vida dos que foram atingidos tão drasticamente pela pandemia e, também, pelas políticas adotadas para contê-la.


E, assim, chegamos ao final deste ano, atropelados por uma segunda onda viral, aparentemente, tão perigosa quanto a primeira. E o que esperar do novo ano que se avizinha?


Eu espero que 2021 seja mais “amigável”, menos assustador, ainda que os prognósticos não sejam os melhores. Que em 2021, possamos superar essa pandemia e reorganizar nossas vidas, retomar nossa convivência familiar e social sem restrições, com alegria e confiança.


Acima de tudo, que nesse novo ano consigamos manter a fé, a esperança e a disposição para trabalhar por dias melhores para todos. Feliz ano novo!!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page