top of page
Foto do escritorVera Lúcia Baroni

O QUE FAZER DIANTE DO FRACASSO?


A charge do elefante, preso a uma pequena cadeira, ilustra o que acontece conosco quando adquirimos a crença de que somos incapazes de realizar determinadas coisas.

O elefante, que desde muito pequeno foi mantido amarrado a uma cadeira que o impedia de se mover para longe, apesar de todos os seus esforços, adquiriu a crença de que não tinha força suficiente para se livrar dela. Seu fracasso nas inúmeras tentativas de se livrar da cadeira enquanto era pequeno, fez com que ele continuasse a acreditar na sua incapacidade diante da pequena cadeira, mesmo depois de adulto e de pesar toneladas, conformando-se em permanecer preso a ela.

Esse comportamento conformista foi traduzido como “incapacidade aprendida”, e ela é estabelecida pela forma como cada um de nós reage às experiências de fracasso. Se atribuirmos a causa do fracasso a fatores externos e fora do nosso controle (como a cadeira para o elefante...), estaremos sujeitos a desenvolver uma crença de incapacidade em superar o fracasso.

Por outro lado, se atribuirmos a causa do fracasso a fatores que podemos controlar, tais como dedicação e esforço próprio, assumiremos uma posição de controle sobre a situação. Isso nos dará energia e motivação para buscarmos novas saídas e soluções para o problema enfrentado.

Então, podemos afirmar com absoluta convicção que a chave para o sucesso está na forma como interpretamos o que nos acontece. Pois, é essa interpretação que determinará as crenças que nos farão desistir ou, ao contrário, que nos farão seguir em frente rumo aos nossos sonhos e objetivos.

Nos processos de Coaching, trabalhamos intensamente a ressignificação de crenças limitantes, que podem ter sido adquiridas através desses processos de “incapacidade aprendida”.

“Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.” (Jean Paul Sartre)

A decisão é sua! Vem para o Coaching!!!


326 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page